Filmes do Oscar 2018 - Pt 1: Dunkirk, Três Anúncios para Um Crime e A Forma da Àgua

3:34:00 PM

Olá queridos, tudo bem com vocês? O mês de março bate à porta e com ele a edição 2018 do Oscar. Já tem uns três anos que eu apareço por aqui para dar pequenas pinceladas sobre os filmes concorrentes na categoria mais importante: a de Melhor Filme. Esse ano estou um pouco atrasada na maratona e também na postagem dos meus textinhos, mas vamos que vamos, que apesar de estarmos à uma semana da premiação (escrevo esse texto no dia 26 de fevereiro e a premiação já é no dia 4 de março), não pretendo deixar essa minha pequena tradição pessoal acabar! Sem mais delongas, vamos lá:
CUIDADO COM POSSÍVEIS SPOILERS!!!!!

Resultado de imagem para DUNKIRK POSTER
Começando com Dunkirk (Christopher Nolan. 2017) que é o filme de guerra da vez. Parece que existe uma cláusula não escrita, de que todo ano tem que ter um filme com essa temática. Verdade seja dita: eu achei o filme tecnicamente perfeito, e olha que eu vi aqui em casa, através da locadora Torrents (risos!), mas como história, story telling, roteiro etc achei um filme sem alma. Passei duas horas da minha vida vendo um filme que não me causou sentimento algum, empatia alguma pelos personagens. Duas horas da minha vida que eu não me importei se eles iriam morrer ou se salvar. Enfim, não é um bom filme no todo. Muita gente, sempre traz O Resgate do Soldado Ryan, do Spielberg para a discussão, quando o assunto é "filmes de guerra", só que eu nunca assisti esse haha então para mim é a mesma situação do ano passado com Hacksaw Ridge: não tenho bagagem para poder fazer altas comparações, porque eu simplesmente não gosto de filmes dessa temática, mas comparando este último com Dunkirk, Hacksaw Ridge é mais filme, sim. O que eu poderia falar, eu já falei: é um filme sem alma e com muita técnica. Na minha humilde visão, para um filme ganhar como O MELHOR, ele tem que ter um equilíbrio entre essas duas coisas: o sentimento e a técnica! Então 3 estrelas para o Nolan. ★★★

Resultado de imagem para the shape of water poster
A Forma da Água (título original: The Shape Of Water. Guillermo Del Toro, 2017) é o filme que detém mais indicações: são 12 no total, e eu acredito que todas sejam merecidas mesmo, mas vocês não tem a impressão de que foi uma forma de compensar o GDT por todos os anos em que os filmes dele foram esnobadíssimos? Enfim, o filme fala do romance entre uma humana e um ser mágico meio homem, meio peixe. Vou falar para vocês que eu não ligo para filmes de romance, mas eu gostei muito e me emocionei bastante (sabe a "alma" que faltou para Dunkirk? Pois é!). Para assistir esse filme você precisa ir com a cabeça aberta, porque o filme não tem compromisso algum com a realidade, haja visto a cena de inundação do banheiro e o fato de que ninguém acha estranho essa história de amor (e sexo) entre uma humana muda e um peixe brasileiro haha. Enfim, não acho que esse seja o típico filme de Oscar (é bem água com açúcar),ao mesmo tempo que eu acho que é sim, sei lá! Só sei que fiquei presa à história do começo ao fim. Apaixonada pelos quesitos técnicos também, pela trilha sonora, pela fotografia, pela ambientação etc. Tem técnica e tem alma!★★★★★

Resultado de imagem para three billboards outside ebbing missouri poster
Três Anúncios Para Um Crime (título original: Three Billboards Outside Ebbing, Missouri. Martin McDonagh) é o filme mais cotado para ganhar o Best Picture esse ano, também o prêmio de Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante, mas vou dizer para vocês que eu tive sérios problemas com esse filme. Primeiro que não achei a atuação da Frances McDormand lá grandes coisas, sei lá, das poucas entrevistas que vi dela, a impressão que tive foi de que ela interpretou ela mesma nesse filme. O roteiro também, ali no meio, achei meio ATA (na verdade foi o conteúdo da carta do xerife que me irritou um pouco). E como filme assim, tecnicamente falando também não tem nada demais. É o típico filme que merece levar ali, um Oscar de roteiro e de atuação, mas melhor FILME!?!??!?! Não. Muita gente gostou, porque coisas inesperadas acontecem toda hora e tal. Eu simplesmente, não fui convencida por esse filme. E o menino Lucas Hedges que só faz esses filmes pequenos e tá sempre sofrendo?? (Lembram de Manchester By The Sea, do ano passado?). Então, é um filme legal de assistir, mas não achei essa Coca-Cola toda não, para levar tantos prêmios assim na temporada. ★★★

E essa foi a primeira leva de filmes, e agora terei que maratonar mesmo, porque só tenho uma semana para assistir e escrever sobre os outros seis. Mas vamos que vamos. Por enquanto o ranking fica assim:

1- A forma da água
2- Três Anúncios...
3- Dunkirk

Vejo vocês na próxima leva de filmes!
beijos, Angelica.

p.s: dá para ver que eu entendo muito pouco da parte técnica dos filmes, à julgar pelos meus comentários sobre fotografia, roteiro etc haha só uso as palavras "legal", "bonito" ou "interessante", né?

You Might Also Like

0 comentários