Filmes do Oscar (Pt3): Brooklyn, Spotlight, Ponte dos Espiões

9:31:00 PM

Epa, que o Oscar já é amanhã e a autora deste blog nem terminou de ver todos os filmes planejados. Nesta terceira parte, falarei sobre outros três filmes indicados na categoria principal. Vocês bem sabem que eu não sei fazer ~crítica~ de filme né? Mas não quero deixar de opinar porque foi pra isso que eu abri esse blog (aparentemente foi só para isso mesmo, né? Textos variados e anedotas que é bom, nada!).
Resultado de imagem para brooklyn filmeBrooklyn (John Crowley, 2015) é um filme bem belezinha mas no início, logo depois que assisti, achei que em comparação aos outros filmes era bem fraquinho. Eis que, quando parei para pensar melhor e mais a fundo, vi que alem de belezinha é muito charmosinho e bem atuado. Menina Saoirse Ronan (lê-se Sãrsha, mas ela podia bem ter arranjado um nome artístico mais fácil, né? Ou não, porque daí fica o desafio de acertar a pronúncia do nome dela) é boa atriz, mereceu a indicação, pois a personagem muda muito do inicio para o fim do filme. Acho o namorinho dela com o italiano fofo e fazia tempo que eu não torcia tanto para um casal. Vejam bem, eu não sou uma pessoa que gosta de romance, água com açúcar, pelo menos não nesse momento da minha vida, mas o que Brooklyn tem de legal é não ser meloso demais. É uma historinha bonitinha de uma menina que muda de uma cidade pequena da Irlanda para NY em busca da tal ~mudança de vida~. Acho que eu em minha ânsia de achar um filme melhor que Mad Max, acabei não ficando agraciada de primeira com esse filme. No ínicio não entendi o porque da indicação, achava só um filme bonitinho, mas depois entendi que o negócio aqui são as camadas da personagem e como ela era quando a vida não colaraborava com ela. 

Resultado de imagem para spotlight filmeSpotlight (Tom McCarthy, 2015) é um filme de drama com um elenco maravilhoso ganhador de prêmios que conta uma história importante ganhadora do Pulitzer. Mas é só isso também... Se for pra considerar o filme como um todo é, em minha opinião, o mais fraco. Compreendam: o tema do filme é muito importante (igreja católica acobertando padres abusadores em Boston, no inicio dos anos 2000), é é bem contada e bem atuada (apesar do Mark Ruffalo, não se enganem, eu adoro ele, mas achei ele especialmente chato e pitizento no filme), mas o filme é só um filme, podia ser um daqueles feitos pra tv, tranquilamente.  Acho que a galera confunde a história com os outros quesitos todos. Mad Max ainda é mais completo e desafiador (no jeito de filmar, dirigir etc)e com mais criatividade. É complicado contar uma história desse peso em duas horas e poucas de filme, e isso foi muito bem feito. Eu dou cinco estrelas porque assisti querendo saber o que acontecia de qualquer forma, ou seja, filmaço. 

Ponte do Espiões (Steven Spielberg, 2015)foi um filme que eu demorei três semanas para ver. Sim, assisti uma parte, estava chato, e hoje terminei a outra haha. Não foi fácil... é um filme bem preguiçoso, mas majestosamente bem dirigido, com a mão pesada do Spielberg. Devo confessar que o final é  a parte mais interessante, bem tenso. Tem Tom Hanks atuando apenas bem... nada UAU. O ator que faz o espião russo está sensacional (indicado como Coadjuvante, mas vai perder pro Stallone, certeza!). Tem umas cenas lindas na Alemanha da Guerra Fria, da época da construção do muro (cenas lindas, cinematograficamente falando, né). Enfim, é um filme onde você sente um apelo artístico mesmo, coisa que Spotlight não tem. Ponte dos Espiões não é só um filme que também  conta uma história real, mas é um filme preocupado em ser um filme. 

Com dor no coração digo, que muito certamente não assistirei "A Grande Aposta" à tempo da premiação. Se eu conseguir ver, venho aqui atualizar esse post, mas fica aqui registrado que estou com 0 vontade de assistir um filme sobre economia que fala economês, ou sei lá o quê. Mesmo significando que falhei no meu projeto "Maratona Oscar 2016".  E vocês estão torcendo para quem?
Por fim, meu ranking entre os indicados a Melhor  Filme do Oscar de 2016:
1º Mad Max: Fury Road
2º Room
3ºSpotlight
4º Perdido Em Marte
5º The Revenant
6º Ponte dos Espiões
7º Brooklyn
8º A Grande Aposta***** (ainda não assisti)

E entre todos os filmes com algumas indicação ao Oscar que vi:

1º Mad Max: Fury Road
2º Divertida Mente 
3º Ex Machina
4º Room
5º Spotlight
6º Creed
7º Perdido em Marte
8ºThe Revenant
9ºPonte dos Espiões
10º Brooklyn
11º A Grande Aposta***** (ainda não assisti)

E aí, qual o seu ranking?!



You Might Also Like

0 comentários